PRS Caatinga na Universidade Federal Fluminense

Patrisia Ciancio | 1º de setembro de 2023

O projeto está em constante interface com o meio acadêmico, como parte do legado de conhecimento

No dia 31 de agosto, alunos do Mestrado e Doutorado do curso de Geoquímica Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, tiveram uma aula sobre a trajetória do projeto, enquanto caso de sucesso.

A prof. Dra. Renata Barreto, coordenadora científica do PRS Caatinga, ministrou a palestra em um dos tempos da disciplina “Mudanças Climáticas em Ecossistemas Tropicais”, convidada pelo Prof. Dr. Renato Rodrigues.

O bate-papo teve início com uma desconstrução da Caatinga enquanto ambiente seco e improdutivo. Renata falou da Caatinga verde e das riquezas naturais e potencialidades do bioma com as tecnologias de baixo carbono. E do diálogo com as tecnologias sociais, desenvolvidas pelos saberes tradicionais do povo.

Escuta ativa e soluções

“Nós promovemos uma escuta ativa com os produtores rurais, entendemos as suas necessidades e oferecemos a eles apoio e algumas soluções viáveis, como, por exemplo, a implementação da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no caso dos apicultores do Piauí”, enfatizou Renata.

“Vocês vão sair daqui apaixonados pela Caatinga!”, disse a especialista, ressaltando que o projeto tem como um de seus grandes legados ser um “pacote de políticas públicas” para o bioma, no cenário da agricultura regenerativa.

Houve ainda uma roda de conversa e os alunos puderam esclarecer dúvidas, trocar ideias, tendo sido um momento rico e produtivo, com vídeos da TV Caatinga mostrando depoimentos dos produtores ao final.