PRS Caatinga fortalece comunidades no interior do Nordeste

Patrisia Ciancio | 25 de julho de 2023

Projeto foca na atividade econômica como alicerce para o desenvolvimento sustentável da região beneficiando 1.500 produtores

A Agricultura Familiar é protagonista no semiárido e o PRS Caatinga está há quase três anos fortalecendo comunidades de agricultores em cinco estados do Nordeste. Ao todo, 20 instituições parceiras contribuem com a iniciativa de disseminar no interior de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Sergipe as Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono (TecABCs). Entre as grandes metas do PRS Caatinga estão a mobilização de 1.500 produtores rurais, promoção de 600 ha de Manejo Sustentável, 200 ha de área conservada em propriedade privada e mais de 15% de melhoria da renda familiar dos agricultores alcançados.

O fortalecimento das comunidades é feito através da capacitação técnica dos agricultores e também da promoção de associações e cooperativas. Essa união de forças permite que os agricultores familiares compartilhem conhecimentos e otimizem a comercialização de seus produtos.

“O PRS Caatinga reconhece a importância da Agricultura Familiar e trabalha para apoiar os produtores, proporcionando condições para o desenvolvimento sustentável de suas atividades. Após a capacitação que fizemos, ao lado da parceria Univasf, foram formados cerca de 600 profissionais de ATER, Assistência Técnica em Extensionismo Rural. Esses profissionais foram a campo dar assistência técnica para que os agricultores implementem as TecABCs e colham dela os seus benefícios”, explica Pedro Leitão, diretor do PRS Caatinga.

Práticas sustentáveis contribuem para a redução do desmatamento e uso excessivo de recursos naturais

A conservação da biodiversidade local e o incentivo de práticas agrícolas reduzem o impacto ao ecossistema. A implementação de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas degradadas são algumas das ações realizadas para alcançar a sustentabilidade ambiental.

“O PRS Caatinga contribui para que as famílias de agricultores tenham suas vidas transformadas, com aumento da renda, segurança alimentar e melhorias nas condições de trabalho. Além disso, a adoção de práticas sustentáveis contribui para a redução do desmatamento e do uso excessivo de recursos naturais”, afirma Leitão.

O programa planeja expandir suas ações e impactar ainda mais comunidades rurais, consolidando parcerias com instituições governamentais e organizações não governamentais para ampliar o alcance das iniciativas e buscar mais recursos para apoiar a Agricultura Familiar na região.