PRS Caatinga e Univasf lançam Cadernos Pedagógicos
| 26 de setembro de 2023
Material didático da Capacitação em TecABC complementa videoaulas já disponibilizadas
Marco do Projeto Rural Sustentável Caatinga (PRS Caatinga), o Curso de Capacitação em Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono (TecABC) continua a dar frutos. No dia 20 de setembro, foram lançados 13 Cadernos Pedagógicos que, junto com as videoaulas disponíveis no canal do YouTube do Projeto, ensinam como é possível implementar as TecABC.
“Inicialmente, o curso formaria 150 profissionais. Mas acabamos capacitando 700 pessoas. Esses Cadernos Pedagógicos trazem um conjunto de informações pioneiras. Acredito que esta seja a primeira publicação pedagógica sobre tecnologias agrícolas de baixo carbono. É parte do legado que o Projeto deixa e que visa inspirar iniciativas semelhantes,” ressaltou o diretor do PRS Caatinga, Pedro Leitão.
Para o lançamento, foi organizado um painel com diversos parceiros do Projeto. Junto com o diretor do PRS Caatiga, estavam presentes o Secretário-adjunto da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Pedro Correa Neto; a vice-reitora da Univasf, Lúcia Marisy; o professor da Universidade de Pernambuco e coordenador pedagógico do material, Jorge Correia; a Coordenadora Científica do PRS Caatinga, Renata Barreto; e o Coordenador Regional do Projeto, Francisco Campello.
Cadernos Pedagógicos inspiram ações de melhor convívio com o semiárido
Primeiro a ter a palavra, o secretário Pedro Neto ressaltou a importância da participação da Univasf no projeto. “A decisão da Academia de entrar na promoção do desenvolvimento sustentável é algo que exige coragem, por mais que isso pareça natural. Eu sinceramente cumprimento vocês pelo advento dos Cadernos Pedagógicos do projeto, importantíssimo para melhora da capacidade de convivência do homem com o sertão brasileiro. Quanto mais a gente for capaz de aprimorar essa convivência, mais interessante será a nossa condição de prover geração de riqueza, geração de renda, levando em consideração aspectos da sustentabilidade, sem reduzir a oportunidade do homem do sertão de, através do uso da terra, prover o seu sustento e gerar sua renda”, afirmou
Vice-reitora da Univasf, a professora Lúcia Marisy se disse emocionada com os resultados positivos do programa, que contou com mais de 60 professores de diferentes organizações. “Acredito que tenha sido uma experiência muito vitoriosa pelos resultados que observamos quando chegamos nas comunidades onde as práticas estão sendo experimentadas. A gente fica muito contente de verificar que todas aquelas informações teóricas, que foram repassadas por tantos professores daqui da Univasf e de outras organizações parceiras deste processo de formação, estão sendo implementadas”, comemora.
Capacitação trouxe inovação e conhecimento
Quatro anos atrás, quando o PRS Caatinga realizava suas primeiras ações, o principal desafio era saber se seria possível trazer a tecnologia agrícola de baixo carbono para o semiárido. “Nossa primeira parte do trabalho foi geração de conhecimento, onde indentificamos a necessidade de uma capacitação específica em tecnologias ABC para a Caatinga. Devido às peculiaridades do bioma, tivemos que definir o conceito do que são TeCABC para a Caatinga. Chegamos aqui com a parceria da Univasf e da Embrapa, que foi muito importante nesse caminho também. Hoje é um dia de agradecimento por estarmos aqui e termos podido desenvolver esse trabalho”, contou a Coordenadora Científica do PRS Caatinga, Renata Barreto.
Outro grande desafio foi a pandemia de COVID-19, que impediu a realização de aulas presenciais, retomadas em um segundo momento de forma prática no campo. “Todo o time lutou para fazer isso tudo acontecer em um tempo em que pandemia ainda estava tão séria que tivemos que nos reinventar de todas as formas. Todos que militam na educação à distância sabem a importância que tem o material didático para que os alunos possam, no seu melhor horário, estudar e desenvolver seu conhecimento”, disse o coordenador dos cadernos, Professor Jorge Correia.
A capacitação também foi inovadora ao unir nas turmas pessoas de origens, faixas etárias e níveis de instrução diversos. Muitos usavam o celular para poder acompanhar as aulas. Não raro um mesmo aparelho servia para cinco estudantes.
“O curso é resultado de um grande esforço e a materialização desse esforço são os Cadernos Pedagógicos, que vem em um desafio entre as cartilhas tradicionais, voltadas para um processo simples de orientação, e um guia técnico, que às vezes fica muito distante dessa nossa forma de processar o conhecimento. Os Cadernos Pedagógicos trazem essa síntese entre a simplicidade e o conteúdo, desenhado dentro do espírito do curso, que procurou fortalecer todos os processos participativos”, concluiu o Coordenador Regional do PRS Caatinga, Francisco Campello
Realizado no Espaço Plural da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), o evento teve formato híbrido com transmissão ao vivo pela TV Caatinga. Assista o lançamento na íntegra clicando aqui.