PRS Caatinga é o primeiro apoiador da Associação Carnaíbas, iniciativa que já rende resultados positivos em Bela Vista do Piauí
| 23 de janeiro de 2023
Parceria viabiliza construção de Casa do Mel e potencializa a geração de renda para 25 famílias
Foi inaugurada, no dia 22 de janeiro, a Unidade de Extração de Produtos Apícolas da Comunidade Carnaíbas – UEPA, na cidade de Bela Vista do Piauí. Essa iniciativa é fruto da parceria entre o Projeto Rural Sustentável Caatinga e a Associação de Pequenos Produtores da Comunidade Carnaíbas – APPCC, cuja proposta de investimento foi a primeira elaborada pela organização.
O evento contou com a presença do diretor do PRS Caatinga, Pedro Leitão e do coordenador regional, Francisco Campello, além do representante do governo do Estado do Piauí, Francisco Guedes. E autoridades locais, demonstrando o envolvimento com o poder público como o prefeito municipal de Bela Vista do Piauí, Francisco Neto, o vice prefeito, Gilvan Tolentino, o presidente da Câmara de Vereadores, José Luiz, o secretário de agricultura, Elísio Barbosa, o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Adailton Moacir dos Reis e o coordenador técnico da APPCC, Geovani Dionísio Coelho, entre várias outras.
O coordenador regional, Francisco Campello, destacou a importância de oportunizar iniciativas, inclusive de capacitação em Tecnologias de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (TecABC) para associações e cooperativas de lugares menores, mais distantes das áreas urbanas, mas que apresentam uma capacidade ímpar de adaptar práticas tradicionais de convivências com o semiárido com as disponibilizadas pelo Projeto.
“A prova de que vale a pena incentivar o uso das Tec ABC para pequenos produtores é o exemplo da Associação Carnaíbas, que com muito empenho nos trouxe resultados positivos, tanto na execução de atividades ligadas à apicultura como na gestão do Projeto como todo. A inauguração da Casa do Mel, traz melhorias à produção apícola da região e agrega valor ao produto orgânico e de qualidade, através de uma iniciativa impactante, consciente e socioprodutiva, em um espaço comunitário que vai promover trabalho e renda para as famílias apicultoras deste município,” acrescentou Campello”.
Outro entusiasta na aposta nos pequenos produtores é o diretor da Secretaria de Agricultura Familiar, Francisco Guedes, que incentivou várias organizações do Piauí a participarem da seleção do PRS Caatinga. “Esse Projeto é uma grande inovação para o Nordeste. Esse trabalho do PRS Caatinga, as TecABC utilizadas para reduzir os efeitos das mudanças climáticas fortalecem a região. Aqui em Carnaíbas a apicultura é praticada sem precisar desmatar, muito pelo contrário é preciso que a mata fique virgem, para garantir a qualidade do mel. Isso já é uma grande contribuição. O PRS Caatinga agrega ainda mais valor, possibilitando a recuperação de áreas degradadas. O Governo do Piauí criou uma Secretaria de Extensão Rural que terá vários investimentos para estruturar a Emater.”, afirmou Guedes.
Apoio do PRS Caatinga potencializa apicultura
A APPCC recebeu aporte financeiro do PRS Caatinga com o objetivo de fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL) do mel e reduzir a emissão de gases de efeito estufa e aumentar a renda de agricultores em, pelo menos, 15%. A construção da Casa do Mel beneficia 25 famílias de apicultores, proporcionando aos associados uma estrutura adequada para a extração do mel, principal produto comercializado na região, que já tem comprador certo e espaço no mercado internacional.
Segundo o presidente da APPCCA, seu Assunção, a comunidade é formada por trabalhadores pobres, mas que nunca param de lutar e a Casa de Mel traz uma expectativa de melhora. “Nossa comunidade é distante e temos que atravessar um riacho, porque o tempo da produção de mel é no período das chuvas, o que dificulta o acesso, impedindo até da gente passar. Quando apareceu essa oportunidade de participarmos do PRS Caatinga, a construção desse espaço foi o ponto principal que escolhemos, além das caixas de mel para aumentar a produção e da plantação de pastagem para aumentar a florada”, falou entusiasmado”.
Para Pedro Leitão, diretor do PRS Caatinga, o momento é de realização. “Constatar essas entregas expressa a realização efetiva do Projeto, a verificação dos resultados que são muitos, múltiplos e diversos. Então são emblemáticos, porque são os primeiros, mais visíveis e refletem a sua execução e me deixam feliz e tranquilo, sabendo que nossas metas estão sendo realizadas.
Segundo o Coordenador Técnico, Giovani Coelho, a partir das ações do PRS Caatinga, o apicultor da associação vai ter acesso ao mercado de orgânicos, podendo oferecer um mel que atende aos requisitos do Ministério da Agricultura, Pecuária (MAPA), com a chancela de ter sido beneficiado com Tecnologias de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (TecABC), agregando valor à produção.
Maria de Jesus, uma das beneficiárias do PRS Caatinga, destaca a importância econômica da Casa do Mel para os produtores e produtoras de Carnaíbas. “Agora que vamos trabalhar nesse espaço iremos conseguir diminuir os custos de produção, principalmente porque teremos a economia com os gastos com o transporte das colmeias da nossa comunidade para outro lugar mais distante, o que acaba diminuindo nossa renda.”, comentou.
Apicultura, atividade reconhecidamente sustentável
A apicultura é por excelência um trabalho de baixa emissão de carbono, por preencher o tripé da sustentabilidade, que abrange os seguintes pilares: Econômico, por gerar renda efetiva para os produtores (inclusive contribuindo para melhorar o IDH do município); Social, por envolver mão de obra familiar, que contribui para incentivar a sucessão no campo e, ainda, o Ambiental, por não precisar desmatar para desenvolver a criação para criar abelhas, muito pelo contrário, pois quanto mais a Caatinga se mantiver intacta tem mais condições de proporcionar o alimento das abelhas (pólen, néctar e resina), através da flora nativa, preservando a vegetação nativa.
Sobre o PRS Caatinga
O Projeto Rural Sustentável Caatinga é uma iniciativa realizada com recursos do Financiamento Internacional para o Clima-ICF do Governo do Reino Unido em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional. A execução do PRS Caatinga é realizada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).