Povo Indígena Xokó é contemplado em parceria PRS Caatinga e Agendha

Patrisia Ciancio | 9 de agosto de 2023

Cerca de 14 famílias beneficiadas pelo projeto e com as TecABCs vivem na Ilha São Pedro

A parceria PRS Caatinga e Agendha vai beneficiar 60 famílias de PCTAFs (Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores/as familiares), 30 em Poço Redondo, 30 em Porto da Folha, em Sergipe. Esses povos centenariamente coletam, plantam e criam de forma tradicional. Desssas famílias, 14 famílias são indígenas do Povo Xokó. Nas localidades, serão implementadas 18 barragens de base zero; 06 Unidades Demonstrativas e 54 Unidades Multiplicadoras.

Entenda mais sobre o projeto nas palavras do monitor Thiago Vieira:

– O Projeto Rural Sustentável Caatinga atua com o povo indígena Xokó, que vive nas aldeias Ilha de São Pedro e Caiçara, no município de Porto da Folha-Sergipe. O território tem aproximadamente 5 mil hectares e a população indígena, em torno de 400 pessoas, aproximadamente 100 famílias. Lá o PRS Caatinga atua por meio de duas entidades, o CDJBC, o Centro D. José Brandão de Castro, e a ONG Agendha. Essas duas entidades exercem atividades na comunidade indígena por meio da implantação de fogões ecológicos, assistência técnica voltada para a atividade de bovinocultura leiteira, assistência técnica voltada para a produção sustentável do semiárido no bioma Caatinga. Então essas são as atividades que as entidades aqui, que atuam no PRS Caatinga, exercem no Povo Indígena Xokó, da Ilha São Pedro e Caiçara.

– As ações do PRS Caatinga na comunidade indígena Caiçara, Ilha de São Pedro, Povo Xocó, vão desde a implantação de tecnologias sociais, como o fogão ecológico na comunidade, como também atividades de assistência técnica para a produção sustentável na Caatinga. Essa assistência técnica vai desde orientações para a aplicação, por exemplo, de calcário e pó de rocha em situações de acidez do solo. O projeto realizou coletas de solo para análise, então, orientações sobre a aplicação de insumos para a correção de acidez do solo e também a orientação no sentido de o plantio correto no terreno, plantio em curvas de nível, para evitar processos erosivos agressivos lá na comunidade. Então são as formas, as duas entidades que atuam na comunidade indígena pelo PRS Caatinga. A projeção CDJBC, o Centro Dom José Brandão de Castro, e a Agendha.

As ideias do projeto casam com as da comunidade

“As ideias do projeto casam com a da comunidade. A aldeia Xodó, como indígenas, preservamos demais a natureza. A gente trabalha de forma natural e orgânica. E é exatamente nessa linha de raciocínio que o projeto vem nos ajudando a como melhorar, de forma sustentável. Essa é a ideia do indígena”, disse Franklin Freitas, indígena Povo Xocó.

O indígena Lindomar Santos complementa dizendo que o trabalho com o PRS Caatinga na sua comunidade foi de grande importância e espera que tenha continuidade. “Estamos muito felizes com o trabalho do pessoal do PRS Caatinga, um trabalho que foi por pouco tempo, mas foi de grande importância para nossa comunidade. Esperamos que no futuro eles possam voltar com mais projeto e também com um recurso melhor para que eles possam desenvolver, e nós também, um bom trabalho em prol dessa comunidade”.