TecABC e o impacto da agricultura regenerativa no Semiárido

Juliana Braga | 1º de março de 2024

PRS Caatinga promoveu práticas que aprimoram produção agrícola e conservam o ecossistema

Durante seus quatro anos de implementação, o Projeto Rural Sustentável Caatinga (PRS Caatinga) fomentou a adesão das Tecnologias Agrícolas de Baixa Emissão de Carbono (TecABC) em 31 municípios de cinco estados do semiárido brasileiro. Esse modelo de agricultura regenerativa permite a redução das emissões de gases efeito estufa (GEE), promovem a conservação da água e do solo, favorecendo a retenção de nutrientes e diminuindo os riscos de erosão e desertificação.

Combinadas com as Tecnologias Sociais de Convivência com o Semiárido, praticadas há gerações na Caatinga, as TecABC tiveram sua potência ampliada. O resultado mostrou propriedades mais bem aproveitadas, solos enriquecidos, produção diversificada, renda contínua para as mais de 1.500 famílias envolvidas no projeto e ecossistemas conservados. Conheça aqui um pouco mais sobre a agricultura sustentável do semiárido.

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

Essa tecnologia permite combinar diferentes componentes produtivos (agrícolas, pecuários e florestais) em uma mesma área de forma que tragam benefícios mútuos (troca de insumos, melhor alimentação para os animais, etc.). É considerada a tecnologia mais completa e eficiente, tendo a capacidade de sequestrar carbono superior às pastagens e culturas agrícolas plantadas isoladamente.

É uma “tecnologia guarda-chuva”, ou seja, pode ser implementada em combinação com outras TecABCs, como Sistema de Plantio Direto (SPD), Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN e Recuperação de Áreas Degradadas (RAD). Quando combinadas, melhoram ainda mais a integração. Por meio dela, o agricultor diversifica sua produção respeitando adequação ambiental da paisagem e aumentando o valor nutricional da alimentação tanto da família quanto dos animais da propriedade. Saiba mais

Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN)
Segundo processo biológico mais importante para as plantas, no qual os micro-organismos presentes nos sistemas radiculares das espécies leguminosas aumentam a conversão do nitrogênio atmosférico em alimento disponível. Sua prática aumenta a fertilidade do solo, a resistência aos estresses ambientais e gera maior eficiência na absorção de água e nutrientes. Por meio dela, é possível reduzir e até mesmo eliminar a o uso de fertilizantes químicos. Saiba mais.

Manejo Sustentável de Florestas (MSF)

Esta tecnologia permite a Gestão sustentável da floresta para gerar benefícios ambientais, econômicos e sociais. Sua prática permite a regeneração da Caatinga, conservando a biodiversidade florestal e melhorando o clima local.

O MSF está associado à atividades cotidianas das populações tradicionais locais e produtores rurais familiares, que a utilizam para cozinhar alimentos (lenha), fabricar produtos madeireiros e não-madeireiros (extrativismo). É indicada para áreas maiores, com vegetação nativa.
Saiba mais

Sistema de Plantio Direto (SPD)

Como diz o nome, é a técnica de plantio realizada de forma direta, sem revolvimento do solo, por exemplo, o recobrimento permanente do solo, a rotação de culturas e a semeadura direta. O SPD favorece a conservação do solo e da sua umidade, melhorando as condições de fertilidade e diminuindo o risco de erosão. Também promove a diversificação do sistema produtivo, aumentando a eficiência do uso de fertilizantes e corretivos.

Por seus efeitos benéficos para o solo, o SPD é uma ferramenta essencial para alcançar a sustentabilidade dos sistemas agropecuários e, consequentemente, reduzir as emissões de GEE provenientes dos solos. Também pode ser combinado com outras tecnologias como ILPF, FBN e RAD. Saiba mais

Manejo de Dejetos de Animais (MDA)

Trata-se da manipulação adequada do esterco dos animais, considerando a coleta, o armazenamento, o tratamento e a utilização agrícola. Por meio desta técnica, os resíduos são transformados em insumos para a produção agrícola por compostagem ou biodigestão. Apropriada para a coleta dos dejetos de sistemas confinados (pecuária intensiva). Saiba mais.

Recuperação de Áreas Degradadas (RAD)

Caracteriza-se pelo plantio de espécies vegetais para resgate de serviços ecossistêmicos de solos degradados. Pode ser realizada com floresta (RAD-F) ou pastagens (RAD-P). Sua prática permite a recuperação da estrutura e melhoria da qualidade do solo. A técnica também proporciona a criação de microclimas regionais e, principalmente, a redução de pressão para o desmatamento. Saiba mais