Casa do Mel de Carnaíbas tem sua primeira florada

Juliana Braga | 29 de janeiro de 2024

Criado com apoio do PRS Caatinga, estabelecimento beneficia 40 apicultores no Piauí

Em janeiro de 2023, a Associação de Pequenos Produtores da Comunidade Carnaíbas (APPCC), um dos 20 Arranjos Produtivos Locais (APLs) parceiros do Programa Rural Sustentável Caatinga (PRS Caatinga), inaugurava sua Casa do Mel, em Bela Vista do Piauí. O estabelecimento beneficiaria 25 famílias apicultoras que, até então, eram obrigadas a levar seu mel para outras localidades do município, onde havia estrutura apropriada para a produção.

Um ano depois, o cenário se inverteu. Hoje, a Casa do Mel atende 40 apicultores da comunidade carnaibas e outras vizinhas no município de Bela Vista.. Em entrevista, o ex-coordenador técnico do PRS Caatinga e atual secretário da APPCC, Geovani Dionísio, conta como se deu essa mudança.

A casa do Mel foi inaugurada um ano atrás. De lá para cá, o que mudou?
Geovani Dionísio - Começamos a colher o fruto desse importante projeto executado em nossa comunidade. A Casa do Mel foi criada com recursos do PRS Caatinga. Por meio do Projeto, também foram adquiridas caixas apícolas, distribuídas entre as famílias beneficiarias, o que proporcionou um aumento significativo na produtividade do mel. A Casa do Mel veio como a cereja do bolo, proporcionando uma estrutura padrão para que cada apicultor consiga extrair seu mel orgânico, totalmente puro, produzido de forma sustentável, preservando a Caatinga, com ganho de qualidade e facilitação da comercialização.

Como a Casa do Mel facilita a produção dos apicultores?
GD - A casa de mel proporciona aos produtores uma estrutura de extração dos produtos apícolas. Antes, esse produto era extraído no relento. Com a implantação da Casa do Mel, o produtor teve um salto de qualidade de seu produto, desde o manejo até a comercialização.

Quantos apicultores usam hoje as instalações da Casa do Mel?
GD - A casa do Mel atende toda a comunidade (Bela Vista do Piauí) e região vizinha, alcançando uma média de 40 apicultores.

A inauguração da Casa do Mel estimulou alguns produtores rurais familiares a iniciar sua produção de mel. Quantos novos apicultores usam o estabelecimento?
GD - Com a implantação do PRS Caatinga, havia inicialmente cinco apicultores iniciantes. Hoje, eles estão produzindo e melhorando sua renda com a apicultura e utilizando técnicas de baixa emissão de carbono.

Essa é a primeira florada. Como foi o processo?
GD - Assim que inicia o período chuvoso, os apicultores se animam e dão início à estruturação de seus apiários para aproveitar a florada da Caatinga. Em nossa região, o início da safra é o período de floração do Marmeleiro, árvore típica da Caatinga e com grande potencial apícola. Nessa florada as abelhas produzem um mel de coloração clara e de sabor típico que a flor do marmeleiro nos proporciona.

Quanto mel foi produzido?
GD - O início das colheitas se deu no dia 16 de janeiro e até o dia 24 foram extraídos 1.675 Kg de mel. Lembrando que essa quantidade corresponde apenas ao início de safra, que dura quatro meses. Ocorrendo a normalidade no volume e período das chuvas, o mel produzido na comunidade deverá ser superior a 6 toneladas.

Como será vendida a produção?
GD - O mel produzido em Carnaíbas é vendido a granel para cooperativas ou empresas de exportação e beneficiamento de mel.