Ministra Marina Silva afirma em seminário que Caatinga terá Plano de Desenvolvimento Sustentável

Patrisia Ciancio | 2 de maio de 2023

“Vamos recuperar o mapa das áreas prioritárias para conservação da biodiversidade”, enfatizou a autoridade durante evento

A ministra de Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, participou, ao vivo, no dia 28 de abril, Dia da Caatinga, do seminário “Políticas Públicas para uma Caatinga Sustentável”. O evento on-line foi promovido pelo Projeto Rural Sustentável Caatinga e a Reserva da Biosfera da Caatinga e resultou em uma carta de recomendações para o desenvolvimento sustentável do bioma encaminhada à Administração Pública Federal.

Na ocasião, a ministra enfatizou a importância da preservação dos ativos ambientais e esclareceu que hoje há uma diferença de abordagem com relação à questão do desmatamento.

– Quando eu saí do governo, 15 anos atrás, a gente estava trabalhando para fazer um plano para todos os biomas. Agora, o decreto do presidente já estabelece que vamos ter um plano para a Caatinga, para o Cerrado, para o Pantanal, para os Campos Sulinos e para a Amazônia. Mas o importante é a gente somar as ações de comando e controle e as ações de desenvolvimento sustentável com todos os setores do governo, trabalhando uma política transversal, que escute a sociedade brasileira. Sobretudo com planos de desenvolvimento sustentável”, afirmou Marina, que parabenizou a organização do seminário.

Ministra Marina Silva participa do fechamento do seminário

– É uma satisfação participar desse evento. Parabéns pela iniciativa, é um prazer estar com todos vocês, agricultores, agricultoras, comunidades indígenas e academia. É muito importante que a gente possa fazer a preservação de todos os biomas brasileiros. Não é só tirar o que não pode, mas como a gente estabelece o que pode. E no plano de desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga, Cerrado, da Amazônia, e todos os demais, é fundamental pensar as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável rural, a agricultura familiar, a geração de emprego, renda e vida digna para as pessoas. Vamos recuperar o mapa das áreas prioritárias para conservação da biodiversidade, a fim de que o governo também possa trabalhar na destinação das áreas que devem ser preservadas, as que são de uso sustentável e as que precisam ser consolidadas. É muito importante que os nossos remanescentes, inclusive de Mata Atlântica ou do bioma Caatinga, todos aqueles que são grandes fragmentos, também sejam olhados na perspectiva da preservação. Eu fiz questão de fazer essa saudação, agradecer e parabenizar todos os organizadores e organizadoras deste evento, nossos companheiros e companheiras de luta e de paz. Muito obrigada -, encerrou a ministra.

O mediador do evento, coordenador regional do PRS Caatinga e presidente do conselho da Reserva da Biosfera da Caatinga, Francisco Campello, agradeceu a participação da ministra e enfatizou a sua dedicação ao bioma.

“A gente conhece de perto a sua luta pelo bioma Caatinga. E como você falou, pelo uso sustentável. É uma conservação inclusiva que faz com que a gente mantenha o bioma com suas populações, sendo atendidas pelos critérios de uso sustentável”. Você receberá um documento desse seminário propondo um conjunto de recomendações, entre elas, o plano de desenvolvimento e o plano de combate ao desmatamento da Caatinga”, disse Campello.

A ministra complementou detalhando que foram criadas instâncias especiais dedicadas ao tema no atual governo.

– Criamos uma Secretaria Extraordinária de Ordenamento Territorial de Combate ao Desmatamento em todos os biomas. Criamos também a Secretaria de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável, além de uma Secretaria do Clima. Estamos trabalhando para que todas as modalidades que ajudam a preservar as bases naturais do nosso desenvolvimento sejam cada vez mais valorizadas e preservadas. Um grande abraço a todos os companheiros, vou receber o documento sim para a gente poder continuar dialogando. Parabéns por esse seminário. Muito obrigada! -, concluiu Marina.

Assista ao seminário na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=bO0...