Investimento estratégico
| 18 de agosto de 2020
A qualificação de assistentes técnicos e extensionistas rurais é um investimento estratégico para a promoção da agricultura de baixo carbono na Caatinga – especialmente entre associações e cooperativas que reúnem pequenos e médios produtores rurais.
Os estudos realizados pelo PRS Caatinga ao longo de 2020 apontam que o percentual de estabelecimentos rurais com acesso à assistência técnica nos 37 municípios inicialmente escolhidos coo prioritários era baixo, variando entre 0,4% em Curral Novo (Piauí) e 23,3% em Nordestina (Bahia) (TAVARES, GUIMARÃES, ANTUNES, 2020). Além disso, havia uma perda significativa de investimentos na qualificação de profissionais e precarização dos serviços de assistência técnica pelo enxugamento de equipes e investimentos em capacitação (ALBAGLI, LEITÃO, 2020).
Institucionalização da formação em TecABC na universidade
A parceria com a Univasf é fruto do seu reconhecimento público como instituição de excelência em ensino, pesquisa e extensão nas temáticas de interesse do Projeto e seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável da Caatinga. A atuação conjunta representa uma ação estruturante na medida em que institucionaliza conhecimentos, debates e reflexões sobre as tecnologias agrícolas de baixa emissão de carbono por meio da sua incorporação em ementas, disciplinas, seminários, pesquisas, atividades extensionistas etc.
A Univasf pretende transformar o curso de Especialização em “Tecnologias Agrícolas de Baixa Emissão de Carbono: Fortalecendo a Convivência com o Semiárido” em uma oferta permanente, com novas turmas, na perspectiva de incorporar seus conteúdos e dinâmicas no Mestrado Profissional em Extensão Rural e/ou no doutorado profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, a partir da atualização dos seus programas curriculares. A oferta contínua e permanente de qualificação em TecABC na Caatinga faz parte do legado de conhecimento do PRS Caatinga para o semiárido.