COOPVM inaugura a sua Casa do Mel no Piauí

Patrisia Ciancio | 10 de outubro de 2023

A cooperativa nasceu dentro do PRS Caatinga e tem expectativa de duplicar estrutura em um ano

Inauguração da Casa do Mel em Vera Mendes

Mel orgânico e de baixo carbono. Esse é o resultado do produto que a Cooperativa de Vera Mendes (COOPVM) está colocando no mercado. Criada dentro do PRS Caatinga, por iniciativa do Arranjo Produtivo Local Piauíflora, a cooperativa inaugurou no dia 29 de setembro, a sua Casa do Mel, construída pela Prefeitura de Vera Mendes, no Piauí. A expectativa de seus 64 fundadores é produzir de 15 a 20 toneladas de mel ao ano, utilizando as Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono (TecABCs).

“A criação da cooperativa leva esperança para a comunidade, já que o objetivo da COOPVM é fortalecer os agricultores. O papel principal da parceria com o PRS Caatinga foi o de orientação, principalmente com relação às Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono. Com isso, a produção de mel passa a ter um novo caminho na produção orgânica”, disse Oton Soares, presidente da Piauíflora.

Como o momento atual é de entressafra, os primeiros investimentos previstos são em equipamentos, capacitação e estrutura física. Desta forma, os produtores pretendem obter melhores floradas, que impactam a qualidade do mel produzido e agregam mais valor ao produto. Segundo Soares, a qualificação para cooperativas promovida pelo PRS Caatinga mudou a mentalidade de gestão. Mesmo de olho no mercado internacional para exportação, a COOPVM quer crescer primeiro nacionalmente.

TecABCs agregam valor ao produto

“As tecnologias de baixo carbono agregam valor ao produto para o consumidor que busca cada vez mais artigos saudáveis em sua mesa”, explica Soares. A casa de beneficiamento tem escritório de negócios na comunidade Balanças, Zona Rural do município de Vera Mendes, mas os agricultores estão distribuídos por todo o território do município.

A cooperativa é um marco para a cidade e o Estado do Piauí. “O momento mágico da inauguração foi a presença do principal ator nesse processo, o agricultor e o cooperado”, disse Soares. O evento teve ainda a presença do prefeito de Vera Mendes, Carlos José da Silva, o vice-prefeito, Valderito Martins, além de vereadores e secretários municipais, representantes do Banco do Nordeste, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Aroazes Silvestre Filho, o presidente da COOPVM, José Firmino, o monitor estadual Franlsley Felix, e toda equipe da Piauíflora.

“As expectativas são as melhores possíveis, pois com a cooperativa esses agricultores podem buscar melhorias em grupos e não individualmente, o que facilita muito. Assim, o que foi repassado pelo PRS Caatinga através da Piauíflora terá uma continuidade mais garantida”, enfatizou Soares.

Parceria com o poder público e monitoramento genético das colmeias

Casa do Mel – Vera Mendes

“É importante destacar o papel e o apoio da Prefeitura de Vera Mendes para desenvolvimento das áreas. E o PRS Caatinga foi fundamental para implementar as tecnologias e as capacitações. Temos tudo para prosperar e no futuro estar exportando mel com tecnologia ABC”, disse o monitor Félix, que representou a equipe do PRS Caatinga na inaguração.

“Muitos apicultores produzem de forma rústica e nem sabem o quanto podem expandir. E acredito que vai haver ainda um grande interesse dos apicultores jovens ao verem que é uma cadeia que tem lucro. O impacto que a cooperativa vai criar na comunidade é principalmente na agregação de valor e o reconhecimento da produção de mel do nosso município, porque ela é escoada pelas mãos de atravessadores, ou seja, às vezes escoa para outros estados e não quantifica. Outra iniciativa é trazer mais tecnologia para as cadeias, com o curso de produção de abelhas rainhas, fazendo monitoramento genético das colmeias. E o reflorestamento voltado para a flora apícola”, disse Geane Souza, secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Vera Mendes.