Começam as aulas da terceira turma do Programa de Capacitação em Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono

prscaatinga | 25 de maio de 2021

Curso de extensão qualifica assistentes técnicos, extensionistas e outros profissionais ligados à produção rural em TecABC

A Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) receberam ontem, dia 24 de maio, os alunos e alunas da terceira turma do curso de especialização “Tecnologias de Baixo Carbono: Fortalecendo a Convivência com o Semiárido”.

O curso, com coordenação pedagógica da UNIVASF, é uma ação estruturante do Projeto Rural Sustentável Caatinga. Seu objetivo é promover conceitos, práticas e tecnologias de baixo carbono, visando sua adoção por cooperativas, associações e produtores rurais no semiárido brasileiro.

A primeira turma priorizou a qualificação de 150 assistentes técnicos e extensionistas profissionais, por conta do impacto direto que poderão ter no apoio aos arranjos produtivos locais sustentáveis a serem apoiados pelo PRS Caatinga. Já a segunda turma, com 200 alunos, agrega outros perfis como gestores, servidores públicos, agentes ambientais, agentes de crédito, produtores rurais e comunidades tradicionais.

Agora, com a terceira turma, o Programa de Capacitação alcança 600 alunos com perfis variados. Este marco é, pelo menos, quatro vezes maior do que a meta inicial do PRS Caatinga de formar 125 profissionais de ATER.