
Cadernos PRS Caatinga: Estudos pavimentaram caminho do projeto
| 30 de novembro de 2023
Iniciativa fomentou produção de saber e formação de uma rede de conhecimento sobre o bioma
Quatro anos atrás, a possibilidade de adoção de Tecnologias de Baixo Carbono (TecABC) na Caatinga era uma hipótese. Em busca dessa resposta, o Projeto Rural Sustentável Caatinga (PRS Caatinga) desenvolveu, ao longo de 2020, os “Cadernos PRS Caatinga”, uma série de estudos complementares que pavimentou o caminho para a implementação das tecnologias de baixo carbono nesse bioma que cobre 11% do território nacional e 70% da Região Nordeste. Um trabalho que, desde seu início, dialoga diretamente com as tecnologias sociais da convivência com o semiárido.
"No componente Produção de Conhecimento, estamos deixando um conjunto de estudos, à época, pioneiros. As temáticas envolvem tudo aquilo que tem a ver com Ciência e com tecnologias de baixo carbono. Todos foram muito importantes para entender o conjunto da obra", afirma o diretor do PRS Caatinga, Pedro Leitão.
Para realizar esse trabalho, o projeto convidou pesquisadores e especialistas no bioma. A produção não apenas ampliou a compreensão do ecossistema local, mas também promoveu a valorização dos saberes regionais e o engajamento de atores nos territórios. O PRS Caatinga criou ainda uma rede de conhecimento e para esse intento conta com a parceria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
A Jornada do Conhecimento
As pesquisas lideradas pelo PRS Caatinga adotaram metodologias pioneiras. Com um enfoque em dois eixos estratégicos, o projeto concentrou seus esforços na avaliação das condições ambientais e sociais da Caatinga e na análise do impacto das tecnologias de baixo carbono na restauração e conservação desse bioma singular.
O projeto adotou a licença Creative Commons CC-BY-NC-SA, refletindo o compromisso com o movimento pelo acesso livre ao conhecimento. Essa abordagem também contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por uma Educação de qualidade.
Essa produção semeou inovação do conhecimento sobre a Caatinga e ainda hoje dá frutos. Muitos desses cadernos estão sendo revistos e usados como base para novos estudos sobre o Bioma.
Mapeando Soluções Sustentáveis - Conheça os estudos desenvolvidos pelo PRS Caatinga:
Tecnologias Agrícolas de Baixa Emissão de Carbono no Brasil e no Bioma Caatinga: O levantamento abordou uma gama de práticas de agricultura de baixo carbono já consolidadas no país, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e os Sistemas Agroflorestais (SAFs). Além disso, lançou luz sobre práticas inovadoras implantadas ou em processo de implantação na Caatinga, fornecendo avaliações abrangentes de sua viabilidade técnica, econômica, social e cultural, com o valioso envolvimento de representantes locais.
Análise Transversal de Tecnologias ABC, Tecnologias Sociais, ATER e Financiamento: A análise integrada realizada pelo PRS Caatinga mostrou uma variedade de estudos e proposições que tiveram impacto na implantação da agricultura de baixo carbono na Caatinga, promovendo uma abordagem resiliente.
Panorama Institucional Socioambiental para Caatinga: Contribuindo para a formulação da agenda de financiamento do Fundo Caatinga, essa pesquisa identificou as relações entre políticas globais e subnacionais, fornecendo direcionamentos vitais para ações prioritárias.
Mapeamento de Fontes Institucionais sobre Tecnologias Sociais: Esse estudo revelou um mosaico de tecnologias sociais na Caatinga, porém, destacou a necessidade de bases de dados para viabilizar um acesso público mais amplo.
Mapeamento de Recursos Financeiros para Agricultura de Baixo Carbono: Investigando fontes de financiamento com potencial para impulsionar ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, o estudo forneceu insights sobre orientações temáticas, alcance geográfico e atores envolvidos, além de identificar obstáculos relevantes.
Panorama dos Municípios Prioritários: Uma análise detalhada dos 37 municípios prioritários para o PRS Caatinga, destacando aspectos naturais, socioeconômicos e agropecuários, além de caracterizações da infraestrutura local e de organizações relevantes.
Estudo sobre Capacitação de Assistência Técnica e Extensão Rural para Tecnologias de Agricultura de Baixo Carbono no Semiárido: Avaliando o cenário institucional da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nos territórios prioritários, esse estudo proporcionou recomendações para a introdução e capacitação de diversos públicos em práticas de agricultura de baixo carbono.
Mapeamento de Cadeias Produtivas nas Microrregiões Prioritárias: Esse estudo subsidiou o projeto com informações vitais sobre as atividades produtivas nas microrregiões prioritárias, destacando a caracterização dos produtores e produtoras e as principais cadeias produtivas na região.
Monitoramento de Gases de Efeito Estufa (GEE): Realizando experimentos em campo, o projeto monitora emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para uma compreensão mais profunda dos processos biogeoquímicos na Caatinga.
Acesse os cadernos PRS Caatinga em: https://prscaatinga.org.br/-Conhecimento-