
Apresentação
| 18 de agosto de 2020

O Programa de Capacitação em Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono é uma iniciativa da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Criado no âmbito do Projeto Rural Sustentável Caatinga, seu objetivo é promover conhecimento sobre conceitos e práticas de tecnologias agrícolas de baixa emissão de carbono, levando em conta as características e peculiaridades da região semiárida.
Através do curso de especialização “Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono: Fortalecendo a Convivência com o Semiárido”, o Programa investiu prioritariamente na qualificação de assistentes técnicos e extensionistas que atuavam junto a cooperativas e associações de produtores rurais para fomentar a adoção de práticas e tecnologias orientadas para a agricultura de baixo carbono. Gestores, servidores públicos, agentes ambientais, agentes de crédito, experimentadores e práticos também foram selecionados pelo Programa. A diversidade de alunos fomentou um ambiente propício para promoção de Arranjos Produtivos Locais (APLs) de baixo carbono, a partir da articulação de diversos setores vinculados à produção rural sustentável.
Ao todo, 748 pessoas concluíram o curso: 374 como Especialização (450 horas-aula), 229 como Capacitação (220 horas-aula) e 145 como Aperfeiçoamento (390 horas-aula).
Como parte de seu legado de conhecimento, o PRS Caatinga disponibilizou todo o conteúdo do curso, composto por uma série de vídeoaulas , com 13 módulos, e 13 Cadernos Pedagógicos. Para acessá-los basta ir em: