Gado bovino em propriedade rural na caatinga

Pioneirismo em resiliência

A Caatinga é um território abundante em conhecimento, práticas, técnicas, metodologias e tecnologias que possibilitam a produção de alimentos em um bioma caracterizado pela pouca disponibilidade de água.

Ao longo das últimas décadas, seu povo e suas instituições construíram a “convivência com o semiárido” como uma perspectiva inovadora que não luta contra a seca, mas busca viabilizar a permanência e a qualidade de vida na região apesar deste fenômeno natural.

O pioneirismo da Caatinga na construção de soluções para a coexistência com situações adversas a coloca na vanguarda da promoção da resiliência – uma habilidade fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas em curso.

Caatinga: um laboratório de soluções

Reconhecemos a Caatinga como um laboratório a céu aberto que cria, sistematiza e promove intercâmbios entre os saberes de produtores rurais e a experiência das organizações sociais em diálogo com conhecimento técnico e científico desenvolvido na região. Destacam-se as tecnologias sociais e os sistemas agroecológicos como soluções coletivas que promovem técnicas produtivas mais apropriadas às características da Caatinga.

A promoção das tecnologias de agricultura de baixo carbono pelo PRS Caatinga visa fortalecer as iniciativas orientadas ao desenvolvimento sustentável. A ideia é promover arranjos produtivos que melhorem a qualidade de vida e garantam a segurança alimentar dos produtores rurais ao mesmo tempo em que preservam o meio ambiente e combatem riscos iminentes como a perda de biodiversidade e a desertificação.

Diálogo entre tecnologias