Pioneirismo em resiliência

A Caatinga é um território abundante em conhecimento, práticas, técnicas, metodologias e tecnologias que possibilitam a produção de alimentos em um bioma caracterizado pela pouca disponibilidade de água.

Ao longo das últimas décadas, seu povo e suas instituições construíram a “convivência com o semiárido” como uma perspectiva inovadora que não luta contra a seca, mas busca viabilizar a permanência e a qualidade de vida na região apesar deste fenômeno natural.

O pioneirismo da Caatinga na construção de soluções para a coexistência com situações adversas a coloca na vanguarda da promoção da resiliência – uma habilidade fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas em curso.

Caatinga: um laboratório de soluções

Reconhecemos a Caatinga como um laboratório a céu aberto que cria, sistematiza e promove intercâmbios entre os saberes de produtores rurais e a experiência das organizações sociais em diálogo com conhecimento técnico e científico desenvolvido na região. Destacam-se as tecnologias sociais e os sistemas agroecológicos como soluções coletivas que promovem técnicas produtivas mais apropriadas às características da Caatinga.

As tecnologias sociais buscam dar resposta, mediante solução tecnológica, a demandas sociais a partir do conhecimento local e de práticas realizadas coletivamente. Elas são criadas a partir de necessidades sociais e realidades locais. Agregam técnicas, materiais e metodologias testadas, validadas, replicáveis e com impacto social comprovado e, geralmente, estão associadas a formas de organização coletiva que buscam inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos envolvidos.

Já a promoção das Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono (TecABC) pelo PRS Caatinga visa fortalecer as iniciativas orientadas ao desenvolvimento sustentável. A ideia é promover Arranjos Produtivos Locais (APLs) que melhorem a qualidade de vida e garantam a segurança alimentar dos produtores rurais, ao mesmo tempo em que preservam o meio ambiente e combatem riscos iminentes, como a perda de biodiversidade e a desertificação.

Conheça as Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono