PRS Caatinga entrega à Comapi carro 0Km para facilitar comercialização do mel

Patrisia Ciancio | 28 de janeiro de 2023

Veículo utilitário foi entregue em uma solenidade marcada pela presença de representantes do poder público local

O PRS Caatinga está incentivando a produção sustentável de mel no interior do Piauí. Além de levar as tecnologias de baixo carbono para a apicultura, o Projeto vem investindo no fortalecimento de cooperativas como uma das estratégias para aumentar a renda de agricultores familiares. Nessa linha de ação, o PRS Caatinga doou para a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi) um veículo Fiat Toro 0 km para ajudar na mobilidade de pessoas e da produção de mel realizada por 468 cooperados diretos em nove municípios.

A doação foi feita na última terça-feira, dia 24 de janeiro, em uma solenidade que contou com a participação de representantes do poder público local como o prefeito de Simplício Mendes, Márcio Moura, o vice-prefeito de Bela Vista do Piauí, Gilvan Tolentino, além de Elísio Coelho, secretário municipal de Agricultura de Bela Vista do Piauí, e Carolino Alves, representando a Secretaria Municipal de Agricultura de Simplício Mendes.

Pedro Leitão e autoridades locais em solenidade

Durante o evento, o diretor do PRS Caatinga, Pedro Leitão, explicitou as duas linhas de apoio do Projeto às atividades da cooperativa. “Ao participar do Projeto, a Comapi se comprometeu em recuperar áreas degradadas na região com tecnologias de baixo carbono, plantando espécies melíferas, que irão incrementar a sua produtividade e a biodiversidade da região. Além da perspectiva ambiental, o PRS Caatinga está doando um veículo para uma sustentabilidade institucional da organização”, comentou Leitão.

Na sua fala, o presidente da Comapi, Felipe Sousa, agradeceu a doação e destacou a liderança da cooperativa. “A gente sonha que essa tecnologia que está sendo implantada beneficie muitos produtores. Para muitos, o PRS Caatinga ainda é um projeto novo. Somos pioneiros na produção de mel e também somos pioneiros agora na implantação das tecnologias de baixo carbono”, destacou.

Comapi: mel do Piauí com reconhecimento e mercado internacional

Os produtos da Comapi são resultado do trabalho de aproximadamente 900 apicultores da agricultura familiar que estão conquistando os mercados mais exigentes do mundo. Seus produtos possuem certificações do Ministério da Agricultura (SIF), da agência norte americana Food and Drug Administration (FDA), do IBD (produto orgânico), Fairtrade (comércio justo), Non GMO (produto geneticamente não modificado), True Source (que rastreia se a origem do produto está em conformidade com as leis internacionais de comércio) e, ainda, o Selo Nacional da Agricultura Familiar- SENAF.

Em 2022, cerca de 97% da produção foi exportada para os Estados Unidos, mas a Comapi já exportou para Itália, Alemanha e Inglaterra. No Brasil, a cooperativa comercializa nos estados do Piauí, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Espírito Santo e Brasília. Localmente, organizou o 1º Festival do Mel de Simplício Mendes, iniciativa criada para ampliar o conhecimento e a comercialização de produtos da apicultura.

Investimento do PRS Caatinga

Os produtores de 12 comunidades, que participam do PRS Caatinga, já entregaram esse ano mais de 95 toneladas de mel à Comapi, que beneficia, envasa e comercializa o produto. O grupo é formado por 120 agricultores e agricultoras que recebem orientação, através de assistência técnica permanente, para a inclusão das TecABC no seu trabalho diário como apicultores. Essa quantidade de mel pode ser atribuída a adoção das TecABC que incrementam a produção, segundo a gerente administrativa Janete Dias. “O PRS vem possibilitando uma mudança de comportamento dos agricultores, pois ao utilizar as tecnologias de baixo carbono, aumentam a produtividade agrícola, preservam a vegetação nativa e, ainda, melhoram a renda”.