Tecnologias de baixa emissão de carbono na Caatinga é pauta de workshop com MAPA

prscaatinga | 12 de fevereiro de 2021

Ministério da Agricultura e pesquisadores da Embrapa debatem resultados de estudos reunidos nos Cadernos PRS Caatinga

O PRS Caatinga e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizaram nos dias 10 e 11 de fevereiro um workshop para socializar os resultados dos estudos desenvolvidos pelo Projeto ao longo de 2020 e que constituem a coleção “Cadernos PRS Caatinga” já disponível no site. Participaram do encontro cerca de 33 profissionais, entre servidores e colaboradores do ministério, convidados, pesquisadores da Embrapa e equipe do Projeto.

A programação contemplou dois eixos: Práticas de Convivência com o Semiárido e Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono (TecABC) na Caatinga, com ênfase nas sugestões daquelas mais adequadas para o bioma e; as TecABC na Caatinga e sua relação com ofertas de financiamento e de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Após a apresentação inicial dos resultados de pesquisas pelas consultoras Bruna Tavares, Giselle Parno e Vanina Antunes, foram promovidos debates e interação. Os temas dominantes foram: a pertinência e as adequações necessárias para adoção de tecnologias agrícolas de baixa emissão de carbono na Caatinga; a dificuldade de acesso ao crédito pelo produtor da agricultura familiar; e a necessidade de promover envolvimento e participação das comunidades locais como estratégia de sustentabilidade das ações.

Os participantes destacaram o potencial do PRS Caatinga, através do programa de Capacitação em TecABC na Caatinga em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em fomentar uma ação extensionista contextualizada. Além disso, foi apontada a potencial contribuição dos estudos e ações do Projeto no aprimoramento das políticas públicas, especialmente do Plano ABC em fase de revisão.

Segundo Elvison Nunes Ramos, Coordenador de Sistemas Agropecuários Conservacionistas e Sustentáveis do ministério, as ações do PRS Caatinga convergem com os objetivos do MAPA de gerar conhecimento sobre a região e aprimorar políticas públicas. Nesse sentido, o Projeto seguirá investindo na identificação e sistematização de informações, favorecendo a replicação de boas práticas e fortalecendo seu legado para a região.