PRS Caatinga participa de sessão da Comissão de Meio Ambiente do Senado

Patrisia Ciancio | 25 de abril de 2022

Encontro em Brasília celebra o Dia Nacional da Caatinga com debate pela valorização do semiárido brasileiro

Com base na perspectiva das Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono, o PRS Caatinga participará de sessão especial da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado que debaterá o potencial econômico da Caatinga propondo “um novo olhar sobre o bioma”. A audiência pública é parte das homenagens ao Dia Nacional da Caatinga, comemorado em 28 de abril. A sessão acontecerá na próxima quarta-feira (27), às 8h30, com transmissão pela TV Senado.

O representante do PRS Caatinga no evento será o coordenador regional Francisco Campello, mestre em manejo florestal e ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Pernambuco. Campello irá compartilhar a experiência do PRS Caatringa com agricultores familiares, buscando contribuir na elaboração de políticas públicas que reconheçam a Caatinga como um importante complexo social, cultural, natural e econômico.

A sessão da CMA será coordenada por seu presidente, o senador Jacques Wagner, e reunirá as pesquisadoras Márcia Vanusa da Silva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Rosimeire Cavalcante dos Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de representantes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), do Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas – Caatinga e da Associação Plantas do Nordeste (APNE).

Os convidados irão debater as potencialidades da região, considerada pela comissão, como o “oásis brasileiro”. O evento é interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania.

PRS Caatinga participa de exposição na Câmara dos Deputados

Entre os dias 26 e 28 de abril, o PRS Caatinga estará presente na exposição “As riquezas da Caatinga: potencialidades e possibilidades do bioma 100% brasileiro”, que acontece na Câmara dos Deputados. A mostra traz fotos do fotógrafo João Vital, colaborador do PRS Caatinga que há mais de 20 anos perpassa sua lente pelo bioma e registra as suas riquezas e o povo caatingueiro. A exposição pode ser visitada, de maneira virtual, no site do PRS Caatinga.

Mostra ocupa Câmara dos Deputados – João Vital