PRS Caatinga apresenta estudo inédito ao MAPA sobre uso de solo e hidrografia

Patrisia Ciancio | 30 de junho de 2022

Mapeamento realizado pela FBDS cobre todo o bioma Caatinga e contribui com ações e políticas públicas

A Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), entidade executora do PRS Caatinga, apresentou a profissionais de diferentes setores do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o recém-concluído estudo “Mapeamento da Hidrografia e de Uso do Solo”, de todo o bioma Caatinga, em uma reunião virtual realizada no dia 28 de junho.

A pesquisa foi apresentada pela coordenadora Camila Rezende, que ressaltou a importância do compartilhamento de dados para o trabalho de conservação ambiental e do uso dessas informações na elaboração de ações e políticas municipais e estaduais, entre outras possíveis aplicações. O lançamento oficial do mapeamento, que tem como uma das principais vertentes a base de dados espaciais por município, está previsto para outubro de 2022.

A diversidade dos perfis de municípios apoiados pelo PRS Caatinga foi uma vantagem apontada pela coordenadora. “Ao mesmo tempo que há áreas muito degradadas, algumas áreas apresentam mais de 80% do município com vegetação nativa. Essa heterogeneidade contemplada pelo PRS Caatinga na escala de municípios prioritários é muito interessante”, enfatizou a especialista.

Informações são relevantes para políticas públicas

A FBDS realiza mapeamento de biomas brasileiros a partir de imagens de alta resolução desde 2015 e, em breve, irá finalizar o do bioma Amazônia. Segundo Camila, esse tipo de estudo tem bases cartográficas universais, que podem ser de interesse de vários setores do ministério. Nesse sentido, o “Mapeamento da Hidrografia e de Uso do Solo” também funciona como uma ferramenta para sinalizar pontos de alerta e prevenção. Nele, percebe-se, por exemplo, que existe um padrão de degradação nas áreas da costa da Caatinga. Profissionais do MAPA presentes no evento ressaltaram que o estudo pode contribuir em ações como o projeto Paisagens Rurais, coordenado pelo ministério em parceria com o Serviço Florestal, e o Plano ABC+.

A Fundação disponibiliza os arquivos de todos os estudos de mapeamento já realizados, incluindo os da Caatinga, no link geo.fbds.org.br