PRS Caatinga apoia SERTA para levar água potável ao interior de Alagoas 

Patrisia Ciancio | 29 de agosto de 2022

Filtros de balde de nanotecnologia chegam à Batalha pela parceria que beneficia 60 famílias de agricultores

Os produtores familiares de Olivença e Monteirópolis, regiões rurais do município de Batalha, em Alagoas, estão comemorando o recebimento de filtros de balde de nanotecnologia, pelas mãos da parceria PRS Caatinga e a organização não governamental Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA.

Os filtros de balde são uma tecnologia simples e portátil, que possibilita a filtragem da água em localidades onde o saneamento básico não é uma realidade. A solução, que começou a ser distribuída em julho, está melhorando a qualidade de vida de 60 famílias, cerca de 300 pessoas, que agora podem beber água potável.

Os agricultores e seus núcleos familiares, incluindo crianças e idosos, consumiam água da chuva, armazenada em cisternas, barreiros e açudes, sem nenhum tipo de tratamento – e muitas vezes imprópria para o consumo. As famílias passaram a utilizar os filtros equipados com minúsculos poros que bloqueiam vírus, bactérias e outros contaminantes. Equipado com nanotecnologia, a solução tem vida útil de três a cinco anos e capacidade de filtragem de 50 a 100 mil galões de água.

Segundo a coordenadora técnica da ações do PRS Caatinga com o SERTA, Aline Melo, a necessidade de garantir água potável para os agricultores familiares de Olivença e Monteirópolis foi identificada durante as ações de campo. “Além da doação, estamos mobilizando as comunidades, reunindo as pessoas para explicar o funcionamento do filtro. A nossa entrega é individual, mas também comunitária”, disse Aline.

Aline Melo (direita) e agricultores beneficiados pela ação do SERTA

O filtro se transforma em uma fonte de água potável. “Muitos não têm cisternas”, disse Aline, que considera esta iniciativa marcante, dada a necessidade da região. “Nós trabalhamos com conquistas. Além de apoiar na distribuição, a atuação do PRS Caatinga é estar presente no campo, ao lado das populações, sentindo as necessidades deles. E a água potável é uma delas”, enfatizou a coordenadora.

Além de beneficiar as famílias de agricultores atendidas pelo PRS Caatinga, o SERTA irá distribuir mil filtros de balde no Sertão Nordestino, doados pela WATERisLIFE em parceria com a Betterfly e a Icatu.

Estímulo à adoção de tecnologias inovadoras em água e energia

Além de promover as Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono (TecABC), o PRS Caatinga incentiva a implementação de tecnologias sociais que enfrentam os desafios de prover água e energia de maneira alternativa e sustentável. As Tecnologias Sociais (TS) têm um caráter experimental e são soluções criadas para resolver problemas e demandas sociais emergentes. Na prática, são soluções locais de baixo custo, de fácil reprodução, elaboradas e aprimoradas pela população com seus próprios meios e sua linguagem. Na Caatinga, muitas tecnologias sociais abordam a questão da água. Entre as 20 iniciativas que contam com o apoio do PRS para promover Arranjos Produtivos Locais sustentáveis, destacam-se a utilização de tecnologias sociais de Barragens de Base Zero (BBZ), açude trincheira, cisternas calçadão, primeira água e reúso de água.