PRS Caatinga lança Manual de Implantação de TecABC

Juliana Braga | 5 de março de 2024

Documento tem como objetivo ajudar produtores interessados em adotar a agricultura regenerativa

O Projeto Rural Sustentável Caatinga (PRS Caatinga) mostrou que as Tecnologias Agrícolas de Baixa Emissão de Carbono (TecABC) estão adequadas à agricultura familiar do semiárido e trazem enormes benefícios para a produção alimentar e conservação do ecossistema. Como parte de seu legado de produção e geração de conhecimento, o projeto lança hoje o “Manual de Implantação das Tecnogias Agrícolas de Baixo Carbono (TecABC) na Caatinga” que traz um passo-a-passo sobre como adotar essas práticas.

Desenvolvido pela coordenadora científica do PRS Caatinga, Renata Barreto, o documento combina a metodologia do Adapta Serviços de Consultoria, empresa contratada pelo projeto para dar apoio à implantação das TecABC, e a experiência em campo. “É possível utilizar as TecABC em espaços pequenos, considerados quintais produtivos, desde que as etapas de implantação sejam seguidas corretamente. E fazê-lo respeitando a cultura e a ancestralidade dos ensinamentos passados a cada geração na Caatinga, utilizando ferramentas que facilitam a rotina do produtor.”, conta Renata na entrevista abaixo.

A geração de conhecimento é um dos legados do PRS Caatinga. Como o manual se encaixa nesta proposta?
Renata Barreto - O manual de implantação é fruto de todo processo realizado durante a execução do PRS Caatinga, desde a mobilização e escolha dos agricultores e entidades parceiras até a finalização do plantio das espécies escolhidas para a área da tecnologia ABC. Com ele, é possível estender as atividades difundidas pelo projeto para outras comunidades e municípios, consolidando o uso das TecABC nestes territórios.

O manual já existia no início do projeto ou foi construído ao longo da implementação?
RB - A elaboração se deu a partir da metodologia e dos relatórios técnicos desenvolvidos pela Adapta Serviços de Consultoria, empresa contratada para dar apoio à implantação das tecnologias definidas pelo PRS Caatinga nas atividades de campo. Ao longo do projeto foram feitos ajustes e melhorias na metodologia, de acordo com a realidade dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) parceiros e necessidades do projeto.

Qualquer agricultor que tiver interesse em adotar as Tecnologias Agrícolas de Baixa Emissão de Carbono será capaz de fazê-lo com as orientações contidas no manual?

RB - Sim, o material está bem descritivo e com informações para fácil replicabilidade. No entanto, o agricultor precisará de insumos e maquinários específicos disponíveis para implantação das tecABC em suas áreas.

Qual a importância da adoção da TecABC para agricultura familiar em pequenas propriedades?
RB - A adoção das TecABC em pequenas propriedades da agricultura familiar é um diferencial alcançado pelo PRS Caatinga, visto que essas tecnologias são comumente utilizadas em grandes extensões de terra e pouco disseminadas entre os pequenos produtores rurais.

Ao longo dos quatro anos do projeto, qual foi o principal resultado da adoção das TecABC?
RB - Foi a demonstração de que é possível utilizar as TecABC em espaços pequenos, considerados quintais produtivos, desde que sejam as etapas de implantação sejam seguidas corretamente. E fazer isso respeitando a cultura, a ancestralidade dos ensinamentos passados a cada geração na Caatinga utilizando ferramentas que facilitam a rotina do produtor.