PRS Caatinga alcança metas estabelecidas

Juliana Braga | 21 de dezembro de 2023

Resultados foram apresentados em reunião com representantes dos 20 Arranjos Produtivos Locais

Nesta quinta-feira (21), foi realizada uma reunião de apresentação de resultados consolidados do Projeto Rural Sustentável Caatinga (PRS Caatinga). Ao todo, participaram do encontro virtual 52 pessoas, entre representantes dos 20 Arranjos Produtivos Locais (APLs) e monitores estaduais.

“O Projeto conseguiu alcançar todas as metas estabelecidas e, em alguns casos, até mesmo superá-las. São resultados muito positivos que mostram o potencial da Caatinga e do Semiárido para contribuir para a questão climática e outras agendas extremamente importantes, como a de segurança alimentar”, afirmou o Diretor do PRS Caatinga, Pedro Leitão

Iniciado em 2019, o PRS Caatinga tem como missão a mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE) e a redução da pobreza, por meio da adoção de Tecnologias Agrícolas de Baixa Emissão de Carbono (TecABC) por produtores rurais familiares de cinco estados do semiárido nordestino – Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

Metas foram superadas

Os resultados revelaram uma região engajada e com muito a contribuir, como indicam os números:

  • 1.505 famílias cadastradas no Projeto
  • 700 profissionais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono (TecABC)
  • 856 hectares (ha) de Manejo Sustentável (ILPF) e Áreas Restauradas (RAD)
  • 11.753 ha de Áreas Conservadas em Propriedades Privadas
  • 1,2 milhão de toneladas de emissões de CO2 evitadas
  • 147 implementações de Tecnologias Sociais Inovadoras de Água e Energia
  • 244,16 ha de desmatamento evitado

Por ter tido um período de implementação curto, cerca de um ano devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, os resultados positivos impressionaram até mesmo as equipes que fizeram parte dos APLs.

“Saber que mesmo com tão pouco tempo de implementação as metas foram superadas, é um resultado muito grande. Quando vemos esse conjunto, percebemos a importância do Projeto para a nossa instituição”, comentou o coordenador geral do APL Caatinga, Paulo Pedro de Carvalho.

Os participantes também ressaltaram o impacto do aprendizado e da troca de experiência promovidos pelo PRS Caatinga.

“Todos precisamos estudar para podermos realizar essa mobilização, chegar às famílias com esse conhecimento. Sabemos como cada um teve que se esforçar para ir buscar as famílias para o Projeto. É o compromisso que temos com a Caatinga. Em alguns momentos sentíamos que a equipe era muito mais ampla, quando íamos a outros municípios e víamos que o Caatinga (APL) estava lá. Isso nos dava uma alegria”, contou a presidente da Associação dos Agricultores Familiares da Serra dos Paus Doias (Agrodóia), Maria Silvanete Benedito.

Após a apresentação dos resultados, foram discutidos possíveis caminhos para o PRS Caatinga. O Coordenador Regional do Projeto, Francisco Campello, lembrou que muitas das ações realizadas podem ser replicadas para toda a região Nordeste.

“Há uma movimentação para que iniciativas como a do PRS Caatinga, que promovem o desenvolvimento da agricultura familiar sem comprometer a conservação ambiental, se ampliem para toda a região. Isso é muito positivo”, defendeu Campello.