Especialização em TecABC impulsionou agroecologia

Juliana Braga | 26 de janeiro de 2024

No dia Mundial da Educação Ambiental, o PRS Caatinga lembra um marco de sua trajetória

A Educação Ambiental é o caminho para a preservação do Meio Ambiente e o desenvolvimento sustentável. O Projeto Rural Sustentável Caatinga (PRS Caatinga), em parceria com a Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf), capacitou 700 profissionais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) por meio do “Curso de Especialização em Tecnologias Agrícolas de Baixa Emissão de Carbono: Fortalecendo a Convivência com o Semiárido”.

“Uma das constatações dos estudos realizados pelo Projeto foi a necessidade de oferta de formação técnica em Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono (TecABC) para os profissionais ATER da região. Nossa meta, era qualificar 150 profissionais, mas terminamos o Projeto com 700 formados”, comemora o diretor, Pedro Leitão.

Para desenvolver o curso, foi criada uma rede de 60 professores. A especialização teve 13 módulos, que abrangeram desde conceitos climáticos a temas práticos de desenvolvimento econômico, como fontes de financiamento e crédito disponíveis, gestão de cooperativas e acesso a mercados.

“A capacitação ajudou mostra o valor da extensão rural para educação ambiental, voltada para essas novas exigências da contenção de carbono. Além disso, contemplou um público de grande diversidade: agricultores familiares, quilombolas, indígenas, povos de fundo de pasto, mulheres empreendedoras e jovens do campo”, lembra a vice-reitora da Univasf, Professora Lucia Marisy.

Pandemia mudou rumos da iniciativa

Inicialmente, as aulas seriam ministradas presencialmente, mas em março de 2020 a pandemia da Covid-19 eclodiu, exigindo um redesenho da iniciativa. A sala de aula tornou-se virtual, sendo acessada, na maioria dos casos, por celular. Mas a mudança trouxe mais oportunidade do que risco: sem limite de espaço físico, a turma pôde crescer e expandir a transmissão de conhecimento.

Mas nem tudo foi virtual. Em 2022, quando a vacinação já estava em curso, foi realizada uma segunda etapa de aulas, desta vez presencial, seguindo todas as medidas de segurança sanitária, e no campo. Assim, os alunos puderam pôr em prática o que haviam aprendido nos 13 módulos.

O certificado de conclusão do programa de capacitação, emitido pela Univasf e pelo PRS Caatinga, foi concedido apenas aos que completaram o mínimo de 80% dos módulos em duas modalidades: Especialização em TecABC, para aqueles com graduação completa, e Extensão em TecABC, para quem concluiu apenas o Ensino Médio completo. A formatura dos profissionais de ATER, entre especialistas e extensionistas, em abril de 2022, simbolizou o sucesso desse trabalho, que ao todo teve quatro turmas.

Profissionais formados puderam trabalhar no Projeto

Muitos dos profissionais formadas puderam pôr em prática seus conhecimentos no próprio Projeto, trabalhando em um dos 20 Arranjos Produtivos Locais (APLs). “Fui convidado para ser monitor estadual do Piauí do PRS Caatinga logo após a capacitação. A partir daí iniciou-se uma caminhada de mais de dois anos em 6 municípios. Implementamos mais de 100 hectares de tecnologias ABC com espécies de plantas nativas e frutíferas, com aptidão para apicultura e caprinovinocultura, beneficiando mais de 200 famílias”, conta Fransley Vieira Félix.

Todo o conhecimento disponibilizado pelo curso de especialização hoje faz parte do legado do PRS Caatinga, disponível para qualquer profissional interessado em aprender Tecnologias Agrícolas de Baixa Emissão de Carbono. No site do Projeto, encontram-se os 13 Cadernos Pedagógicos e no canal do YouTube estão 13 vídeoaulas. A Educação Ambiental é direito de todos.