Ministério da Agricultura e Pecuária destaca a importância do PRS Caatinga

Patrisia Ciancio | 3 de maio de 2023

Representando o ministro, secretária Renata Bueno enfatiza a inovação que o Projeto significa para o semiárido

Em nome do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a secretária de Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Renata Bueno Miranda, participou do seminário on-line “Políticas Públicas para uma Caatinga Sustentável” no Dia da Caatinga, dia 28 de abril. A sua mensagem abriu o encontro e destacou o marco que o PRS Caatinga representa enquanto iniciativa vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

– O PRS Caatinga é uma entrega importante do Ministério da Agricultura, viabilizado por esforços do Reino Unido, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável. Só chegamos ao nível de resultado que chegamos porque o bioma Caatinga, além de ocupar 11% do território nacional e 70% do Nordeste, é um ambiente de biodiversidade muito forte. É um território muito forte, que precisamos, cada vez mais, fortalecer as ações de agricultura com conservação ambiental. A agricultura moderna é a agricultura sustentável. O PRS foi materializado nos resultados importantes que temos, sobretudo na parte de inovação tecnológica -, detalhou a secretária.

Secretaria Renata Bueno Miranda participa da abertura do seminário

Promovido pelo PRS Caatinga e a Reserva da Biosfera da Caatinga, o evento foi estruturado em três mesas redondas, no formato on-line, que debateram as políticas públicas necessárias para promover o desenvolvimento sustentável. Na abertura, o coordenador regional do PRS Caatinga e presidente do conselho da Reserva da Biosfera da Caatinga, Francisco Campello, explicou a origem da data, que é um marco na luta pelo desenvolvimento da região.

– O Dia da Caatinga foi criado em homenagem ao Professor Vasconcelos Sobrinho, que foi o primeiro “desertólogo”, primeiro profissional das ciências agrárias a se preocupar com os processos de degradação. Foi criado em 28 de abril, dia do seu nascimento. Ele tinha certeza de que a conservação da Caatinga se daria pelo seu uso. Ele disse que não tem a menor dúvida de que a Caatinga é necessária para atender às demandas da nossa economia, porém, mediante sábio manejo dos seus recursos naturais. Isso é o que o Projeto Rural Sustentável Caatinga e a Reserva da Biosfera da Caatinga têm fomentado -, disse Campello.

Assista ao seminário na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=bO0...