Manejo florestal como estratégia de desenvolvimento sustentável na Caatinga

Patrisia Ciancio | 25 de setembro de 2021

“É preciso debater o uso sustentável do recurso socioflorestal na economia brasileira”, diz especialista Francisco Campello

Francisco Campello, coordenador regional do PRS Caatinga

O Coordenador do PRS Caatinga, Francisco Campello, foi um dos convidados do seminário virtual que debateu a pesquisa científica “Manejo Florestal Sustentável da Caatinga: contribuição para segurança energética, alimentar e hídrica”, coordenada pela pesquisadora Elcida de Lima Araújo, com apoio da Associação Plantas do Nordeste (APNE). O evento aconteceu no dia 23 de setembro e reuniu outros debatedores e foi transmitido pelo canal do YouTube do Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campos Oeiras.

Mestre em Manejo Florestal, Campello defendeu que é preciso debater o uso sustentável do recurso socioflorestal na economia brasileira. “As ferramentas do manejo florestal são instrumento para o processo de preservação da Caatinga”, defendeu.

Na visão de Campello, a linha de base apresentada pelos pesquisadores durante o encontro é rica em dados relevantes e pode servir de alicerce ao desenvolvimento de políticas públicas no segmento, como por exemplo na questão da segurança hídrica. “Para termos segurança hídrica precisamos ter conservação do solo e da paisagem”, enfatizou.

Pecuária Verde

O especialista falou ainda sobre a chamada Pecuária Verde que, na Caatinga, apresenta uma pastagem diversificada e o comportamento animal produz menos gases. “O mundo vem procurando alternativas para a pecuária. Na Caatinga, nós já praticamos essa alternativa, mas ela não é percebida como tal. Além disso, podemos ter a coleta e o uso sustentável da lenha. Isso seria muito importante dentro de uma política energética”, afirmou Campello contextualizando que as iniciativas do PRS Caatinga estão situadas na sustentabilidade, dentro das Tecnologias de Agricultura de Baixo Carbono (TecABC).

Confira o evento na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=0bsZsDWccOM