Dias de Campo agitam final de semana em três estados do Nordeste

Anne Clinio, Patrícia Lyra | 24 de novembro de 2022

Encontros entre agricultores nas unidades demonstrativas do PRS Caatinga são oportunidade para compartilhar experiências em TecABC

Com o objetivo de sensibilizar, despertar o interesse e compartilhar conhecimento sobre Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono (TecABC), diversas organizações parceiras do Projeto Rural Sustentável Caatinga vêm realizando Dias de Campo em propriedades de agricultores e agricultoras familiares que abrigam unidades demonstrativas. Na última semana, a Fundação Araripe, a Piauíflora e a cooperativa Ser do Sertão promoveram esses encontros nos estados de Pernambuco, Piauí e Bahia respectivamente.

Pernambuco: Sistemas silvipastoris em destaque

A Fundação Araripe realizou um Dia de Campo no último sábado, dia 20, para demonstrar como se implementa e como funcionam os sistemas silvipastoris, que integram floresta com pecuária, além da entrega de mudas na área de Julião Santana, Serra do Ingá, Exu (PE).

Participaram 46 agricultores familiares de várias localidades como as comunidades de Viração, em Ouricuri (PE) e Malhada Redonda, em Porteiras (CE). Marcaram presença organizações locais como a Associação Exuapis e a Associação da Serra da Ingá. A atividade contou ainda com a presença da Secretária de Agricultura do Município, Cleide da Silva, representando o poder público.

Dia de Campo da Fundação Araripe atraiu até agricultores do Ceará

Segundo a coordenadora técnica do PRS Caatinga da Fundação Araripe, Alinne Freire, “o intuito da ação foi difundir a metodologia de consórcio entre floresta e pastagem, que fortalece a pecuária verde na região como atividade regenerativa de baixa emissão de carbono, através do manejo florestal de espécies forrageiras, que são utilizadas para alimentação complementar dos caprinos criados na propriedade.”

Piauí: ILPF para melhorar pasto apícola e aumentar produção

Em Vera Mendes (PI), dois encontros foram capitaneados pela parceira Piauíflora. No dia 20, o encontro aconteceu na propriedade do agricultor Eudesio da Vera, em Gameleira, que funciona como uma Unidade Demonstrativa do PRS Caatinga. Sr Eudésio falou sobre o aprendizado desse dia. “O Dia de Campo que aconteceu na minha propriedade foi muito positivo, pois o PRS Caatinga nos deu a oportunidade de aprendermos técnicas de plantio das mudas e cultivo, de como melhorar a nossa propriedade podendo ter renda. Foi um dia importante, não só para mim, mas para todos que participaram. Estou muito satisfeito e agradecido de fazer parte do Projeto”.

Propriedade do agricultor Eudésio de Vera (de camisa preta) recebe Dia de Campo

A tecnologia de baixo carbono apresentada foi a Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), que incentiva o consórcio, em rotação ou sucessão de diferentes sistemas produtivos. Esse Dia de Campo movimentou a região. Participaram, além dos produtores e produtoras rurais, o prefeito de Vera Mendes, Carlos José da Silva, mais conhecido como Dr. Carlim, e a secretária Municipal de Agricultura, Geania de Sousa.

No dia 22, a experiência foi na propriedade do Sr. José Firmino, mais conhecido como Dudé, que participa do Projeto e também é presidente da Associação de Pequenos Produtores da Localidade Cantofre.Na ocasião, foram plantadas 3.500 mudas, sendo: mil de caju, 1.600 de umbu, 400 de sabiá e 500 de moringa. Haverá mais duas etapas de plantio para consolidar o ILPF em sua propriedade.

Bahia: Mutirão implanta 1 hectare de ILPF em Queimadas

A cooperativa Ser do Sertão organizou dois momentos de Dias de Campo na Bahia: o primeiro aconteceu no dia 16, na comunidade de Espanta Gado, em Queimadas, com a preparação do solo para a implantação de 1 hectare de ILPF. O segundo Dia de Campo, no dia 17, também abordou a tecnologia ILPF, mas dessa vez na comunidade Janga, em Nordestina, visando a criação de áreas com plantação de palmas e outras culturas.

“Na propriedade que utilizamos para o Dia de Campo, plantamos moringa, leucena feijão-de-porco, além do andu e a palma adensada. Assim que a cisterna ficar pronta, será plantado o capim açu, a melancia e a abóbora. Também utilizamos o banco de sementes do proprietário”, informou a assistente técnica Elinaide Queiroz.

Assistente técnica Elinaide Queiroz

Dia de campo é tradição na Caatinga

As organizações parceiras do PRS Caatinga vêm realizando Dias de Campo em todas as regiões prioritárias do Projeto. No último trimestre, elas realizaram 192 Dias de Campo, além de 160 capacitações, 41 intercâmbios e 30 mutirões.

O Dia de Campo é uma prática de socialização de conhecimento muito consolidada na região e uma oportunidade para os agricultores e agricultoras participarem de demonstrações práticas da implantação das TecABC, trocando informações e experiências sobre os desafios e as soluções encontradas no dia-a-dia das suas propriedades. A ideia é que os participantes se tornem disseminadores das tecnologias de baixo carbono na Caatinga.

Dia de Campo realizado pela Piauiflora