Ações do PRS Caatinga são destaque no I Fórum da Agenda 21 de Aroazes, Piauí

Patrícia Lyra | 2 de outubro de 2021

Tecnologias de baixo carbono foram apresentadas como complemento de boas práticas de convivência com o Semiárido

As ações do PRS Caatinga foram apresentadas no I Fórum da Agenda 21- Sustentabilidade para Crescer, evento organizado pela Secretária de Meio Ambiente do município de Aroazes no Piauí nos dias 29 e 30 de setembro, um dos cinco estados contemplados pelo Projeto.

O coordenador regional do PRS Caatinga, Francisco Campello, marcou presença e falou sobre as Tecnologias de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (TecABC) e sua importância para a convivência com o semiárido. “Estamos introduzindo o conceito de tecnologia de baixo carbono, com o uso sustentável dos recursos florestais, e questões de eficiência energética. Apresentamos oportunidades de boas práticas na conservação de solo, com ações necessárias para a convivência com o semiárido. A pertinência do Projeto tem despertado o interesse das pessoas e gerado grande aceitação na região”, declarou Campello.

TecABC e outras estratégias para melhoria da qualidade de vida

O secretário de Meio Ambiente de Aroazes e coordenador da Associação de Reposição Florestal do Estado do Piauí – Piauíflora, Oton Soares, foi o responsável pela participação do PRS Caatinga no evento e destacou. “As TecABC proporcionam um impacto positivo para o semiárido e a oportunidade de trazer essa experiência para ser apresentada aqui, em um evento que debate temas relevantes , envolvendo escolas, sociedade civil e autoridades, é muito importante”.

O presidente da Piauíflora, Deocleciano Guedes, foi um dos palestrantes e trouxe como tema, ‘A Política Nacional de Resíduos Sólidos”, assunto pertinente ao trabalho desenvolvido pela organização que promove o desenvolvimento sustentável e melhoria na qualidade de vida das pessoas, em especial, as atingidas pela seca. Participaram também do evento, o professor do Instituto Federal do Piauí-IFPI do Campos Valença, Fábio Nunes, falando sobre “Agricultura Familiar e Sustentabilidade, e ainda o consultor do Sebrae Luiz Carlos Campos com a palestra “Empreender É Uma Arte”.

Ações de educação ambiental

Os alunos das escolas municipais Manoel Portela, Osório do Vale, às estaduais Jeremias Pereira, Jarbas Martins e a escola Família Agrícola Montes Claros apresentaram projetos ambientais, com o tema “Resgatando um ambiente sustentável e equilibrado”. Fechando o evento, aconteceu a apresentação do Projeto Bombeiros Mirins, que envolve as famílias e a comunidade em atividades socioambientais, com noções de primeiros socorros, de segurança, prevenção de acidentes no combate à incêndios florestais na Caatinga.