PRS Caatinga realiza 1a reunião de integração

prscaatinga | 30 de julho de 2020

Encontro apresenta resultados de pesquisas e promove interação entre consultores e equipe para atualização de conhecimentos

O PRS Caatinga realizou nos dias 28 e 29 de julho a 1a Reunião de Reconhecimento e Integração, congregando a equipe e consultores contratados para realizar estudos sobre o bioma. O objetivo do encontro foi apresentar os resultados (parciais ou finais) dos estudos de forma a promover aprendizagem, atualização e intercâmbio entre profissionais, buscando ampliar o diálogo entre as pesquisas. A reunião também foi uma oportunidade para revisitar a premissa inicial do PRS Caatinga de que as as tecnologias sociais potencializariam a adoção de tecnologias de agricultura de baixo carbono, agora a luz de pesquisas realizadas nos territórios.

No primeiro dia, foram apresentados os resultados de cinco estudos focados no mapeamento de características da Caatinga no que se refere as suas tecnologias sociais, as fontes de recursos financeiros para a agricultura (com foco nas oportunidades para ABC) e usos do solo e hidrografia. Além disso, foram compartilhadas pesquisas sobre oportunidades e limites para adoção de tecnologias ABC na Caatinga e as um panorama das ações de ATER nos territórios que abordava traços históricos, características atuais, infra-estruturas e principais desafios.

Já o segundo dia do encontro de integração foi dedicado aos estudos para a criação de um fundo financeiro de apoio para a mobilização de recursos materiais e financeiros junto a organizações públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, cujos objetivos ou interesses considerem apoio às agendas regionais, garantindo legitimidade e pertinência aos seus pleitos. Nesse sentido, o fundo pretende ampliar a cobertura de questões estratégicas para a Caatinga, tais como desertificação, biodiversidade, segurança hídrica, energética e alimentar, além dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).